Search

A quantas anda o seu autoconhecimento?

Updated: Nov 4



Imagine a seguinte situação: todos os dias você passa pela mesma rua para ir ao trabalho. Mas, geralmente, você está distraída com seus próprios pensamentos. Talvez pensando na apresentação do trabalho ou sobre a conversa que teve com uma amiga na noite anterior. Bem à sua frente, há um buraco. Mas, você não o vê porque não está prestando atenção. Logo, você cai dentro do buraco.  E você pensa consigo mesma: “Como eu caí aqui dentro?”.


No dia seguinte você faz a mesma coisa, e assim sucessivamente…


Essa metáfora mostra como nossa mente cria hábitos que, nem sempre, nos beneficiam. E, às vezes, nos encontramos numa espécie de um buraco emocional. Quando sabemos nos observar, em nível emocional, fica mais fácil reconhecer nossos sentimentos.


Explicado de forma simples, podemos definir o autoconhecimento como a capacidade do indivíduo de reconhecer suas emoções e sentimentos, entender a natureza deles e saber interpretá-los. O autoconhecimento é uma das peças fundamentais para uma inteligência emocional saudável, de acordo com o expert e “pai” da inteligência emocional, Daniel Goleman


Ao interpretar e reconhecer nossas emoções, nós também melhoramos a capacidade de autorregulação emocional, uma outra qualidade importante da inteligência emocional. Quando vivemos em estado de ignorância e não temos a habilidade de nos conectar com nossos sentimentos, é comum que fiquemos à mercê deles.


Você, com certeza, já vivenciou uma situação em que alguém explodiu por estar de cabeça quente. Esse é um bom exemplo de como as emoções podem tomar conta de nossas ações. Quando conseguimos parar para respirar, nos acalmar, pensar melhor sobre o que está acontecendo e refletir sobre nosso próximo passo, é um indicativo de que estamos exercitando a autorregulação. 


Ou seja, quanto mais você se conhece, mais você tem a capacidade de se gerenciar.


Por esse motivo, o autoconhecimento é muito importante para a inteligência emocional. Porque nos ajuda a refletir e lidar, da melhor forma, com nossas emoções e ações. É possível que, durante essa jornada pelo autoconhecimento, você ainda caia dentro daquele buraco emocional. Mas, da próxima vez, você terá novos recursos que vão te ajudar a dar a volta nele, em vez de cair.


E falando em recursos, eu compartilho aqui com vocês um exercício simples que pode te ajudar a se conectar com suas emoções. Tudo o que você precisa é de papel e caneta.


Lembrando que, para obter melhores resultados, esse exercício deve ser feito com frequência.





instagram.com/humanistic_coach



BAIXE MEU WORKBOOK GRATUITO E APRENDA MAIS SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL!

5 views