A importância de cultivar gratidão
Updated: Nov 4, 2020

Nos dias de hoje, parece que estamos constantemente pressionados para atingir metas, objetivos, ou cumprir tarefas. Muitas vezes, esse ritmo atribulado nãos permite reservar um tempinho para exercitar algo muito importante, como a gratidão. Na correria do dia-a-dia, nos esquecemos de pausar por um instante para celebrar nossas conquistas, aprendizados, ou gestos de apreciação que recebemos de alguém.
De acordo com a ciência, o exercício de cultivar gratidão traz uma série de benefícios à saúde mental e física. Pesquisas do Greater Good Science Center da Universidade da Califórnia em Berkeley mostram que praticar gratidão reduz estresse, traz mais otimismo à vida do individuo e modifica a forma como o cérebro percebe as situações. Alguns dos outros benefícios são:
Mais satisfação com a vida
Melhor níveis de felicidade e bom-humor
Nível reduzido de fadiga
Melhora na saúde e bem-estar físico
Melhora na qualidade de sono e regulação do estresse
Menos probabilidade de estafa mental
Os benefícios são inúmeros. Algumas pesquisam demonstram que cultivar gratidão fortalece o sistema imunológico e reduzem as chances de inflamação no corpo. Enquanto outras confirmam que há uma relação direta entre o ato de ser grato e ser gentil. Ou seja, gratidão nos tornaria pessoas mais propensas a ajudar outros. É importante pontuar que mostrar gratidão não é o mesmo que dizer “obrigado”. Ou ainda, enviar uma mensagem escrito “gratidão”, com o emoji das duas mãozinhas, como em uma prece. De acordo com a ciência, é necessário praticar gratidão ativamente. É claro que, os dois exemplos de gratidão automática que citei podem ser manifestações autênticas.
Pelo que devo ser grato?
Eu compartilho com vocês 3 exercícios para ajudar a desenvolver gratidão. Eles, inclusive, já fazem parte da minha rotina há cinco anos. O que eu mais gosto deles é que são simples, porém, têm um grande impacto a médio e longo prazo.

3 coisas boas
Ao final do dia escreva em um caderno ou diário, 3 coisas boas que aconteceram com você. Lembre-se que os motivos não precisam ser excepcionais.
Por exemplo:
1- Consegui ir à academia
2- Terminei aquele projeto no trabalho
3- Conversei com minha mãe
Diário da gratidão
Você pode anotar em um diário a lista de coisas na sua vida pelas quais você é grato. Grande ou pequena, não importa.
Por exemplo:
Sou grato pelo teto sob a minha cabeça e a comida em minha mesa
Sou grato pela minha habilidade de ouvir os outros
Sou grato por ter força de levantar da cama todos os dias e ir trabalhar
Sou grato pelo dinheiro que recebo todo mês e me permite viver confortavelmente
Celebre!
Como já cantava Kool & The Gang, “Celebrate good times, come on!”. Esse exercício pode ser usado em momentos pontuais, mas a importância dele está em celebrar desde pequenas à grandes metas alcançadas. Não é preciso fazer uma grande festa. Por exemplo, quando eu abri minha empresa de coaching na câmara do comércio em Amsterdã, eu resolvi me dar um tratamento de “princesa”, como forma de celebração. Eu preparei um super banho de banheira enquanto agradecia por mais uma etapa vencida. O foco é reservar um tempinho para celebrar o que foi alcançado e agradecer. Assim, as coisas não passam batidas e não se tornam banais.

instagram.com/humanistic_coach
BAIXE MEU WORKBOOK GRATUITO E APRENDA MAIS SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL!